03 dezembro 2019

Prefeitura inicia mais um mutirão de limpeza em Natal em lixão na zona Sul

Uma operação conjunta foi iniciada na manhã desta terça-feira (03/12) para combater o descarte irregular de resíduos sólidos em Natal. A ação aconteceu no final da Av. Governador Tarcísio de Vasconcelos, mais conhecida como Avenida da Integração, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal, nas proximidades do Condomínio Green Towers.  


A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), contou com o apoio das Secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Mobilidade Urbana (STTU) e do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM).


Esse é um dos 800 pontos em Natal onde as pessoas, de forma criminosa, destinam irregularmente Resíduos de Construção Civil (RCC), tradicionalmente conhecidos como metralhas e lixo.“Foi observado, inclusive, resíduos perigosos de saúde hospitalar, resíduos domésticos e orgânicos, de empresas, restaurantes”, disse o secretário da Semurb, Thiago Mesquita,que esteve pessoalmente acompanhando a operação.  


O local é alvo de constantes descartes, tendo em vista que se trata de uma via que ainda não recebeu pavimentação. “Estamos contando com a parceria de outras pastas, fazendo cumprir a Lei nº 6.693/2017, que regulamenta as penalidades contra a destinação inadequada de resíduos”, acrescenta Mesquita.  


'Todo o entulho foi removido pela Urbana e a ação iniciada hoje segue nos próximos dias com a fiscalização para que possamos combater de forma rigorosa a destinação inadequada de lixos nos logradouros públicos de Natal”, reiterou o secretario. 


Já a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura  (Semov)  irá realizar o fechamento provisório da rua, até que a mesma seja pavimentada para evitar impedir que caminhões, carros e carroceiros coloquem novamente lixo no local.A operação foi uma solicitação da 71ª Promotoria de Meio Ambiente de Natal.