domingo, 16 de fevereiro de 2020

Professor municipal disputa prêmio com projeto de combate ao racismo

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Diante de uma situação real de preconceito vivenciada na escola, o professor da Rede Municipal de Ensino de Natal, Otávio José Oliveira Fideles realizou um projeto chamado “A cor da cultura” para combater o racismo e outras situações de discriminação na Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, situada no Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação. O projeto está concorrendo ao Prêmio Nacional de Educação Mind Lab Inspira.

Por meio de um jogo de tabuleiro, o professor Otávio Fideles introduziu o tema de "bloqueios sociais" em debates com as crianças entre 10 e 12 anos. O educador gravou um vídeo sobre a prática na sala de aula com a sua turma do 5º ano do Ensino Fundamental e foi selecionado entre 60 práticas de várias partes do Brasil. O projeto de Otávio concorre à fase final com outros oito finalistas em votação popular aberta até 20 de fevereiro, no site http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira.

De uma forma lúdica, o docente da Escola M. Prof. Reginaldo Ferreira conseguiu abordar com as crianças quais eram os "bloqueios sociais" que elas passavam. Após as partidas, o professor perguntou aos alunos se eles já tinham passado por momentos que tinham sido bloqueados. Depois de ouvir os relatos de colegas, a menina também se abriu e contou o motivo de ficar a uma quadra da escola se escondendo dos colegas que a ofendiam.

“A partir do jogo Bloqueio (Quoridor) e dos métodos metacognitivos da MindLab, os alunos puderam refletir sobre os bloqueios impostos pela sociedade, tais como as diferenças de gênero, de religião, de raça, etnia e necessidades especiais. Reconhecendo as diversas expressões culturais, favorecendo as diferenças através do processo de conhecer-se, descobrir-se, apoiar-se em novos repertórios de forma prazerosa e agir com responsabilidade e empatia na sociedade de que faz parte”, relatou o professor sobre o resultado do projeto. O professor ressalta que alunos com deficiência, adotados, gordos, ou ainda que usam óculos, também sofriam discriminação.  

Otávio Fideles conta ainda que realizou a mesma atividade com os pais dos alunos, com leitura de um texto, a aplicação do jogo e debates. Na ocasião, cada aluno presenteou os familiares com uma boneca “Abayomi”, que representa um símbolo da resistência, e foram confeccionadas por eles em sala de aula, com a ajuda do professor. Durante o projeto com os estudantes, construíram uma linha do tempo sobre o surgimento do preconceito, desde as guerras, e tiveram aulas de conceito histórico e os continentes.  

Votação popular

Outros oito projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.