01 abril 2020

IPEM/RN realiza a verificação de mais de cinquenta radares em treze municípios


Ipem fiscaliza radares e lombadas eletrônicas em Mossoró e Natal
Foram verificados 59 medidores de velocidade em treze municípios do Rio Grande do Norte, durante o período de 10 a 20 de março, a fiscalização, realizada pelas equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte - IPEM/RN, visa verificar o funcionamento dos radares em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.
Os radares aferidos estão localizados em trechos das rodovias - BR-101  em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Canguaretama e Goianinha; BR-226 em Natal, Macaíba, Currais Novos e Tangará; BR-304 em Mossoró e Itajá; BR-405 em Mossoró e Pau dos Ferros; BR-406 em São Gonçalo do Amarante e João Câmara e BR-110 em Mossoró.
A verificação periódica é realizada com cinco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacômetro, que compara a velocidade fornecida pelo radar eletrônico com a do veículo onde está instalado o equipamento. “O IPEM faz a verificação inicial, quando o medidores de velocidade são instalados, e após isso ela passa ser anual e obrigatória.
Após cada inspeção, os medidores ficam lacrados até a próxima verificação, isso garante que continuem funcionando corretamente e apresentem registros válidos e confiáveis para os motoristas”, explica o diretor.
Em caso de dúvida, o site www.servicos.rbmlq.gov.br/instrumento pode ser consultado para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento e com a verificação em dia. Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade também pode denunciar ao IPEM/RN pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whats app 84 98147-9433.