segunda-feira, 11 de maio de 2020

Secretaria de Saúde de Parnamirim orienta população sobre higienização de embalagens de alimentos

| |
Com o objetivo de conter os danos causados pela pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), orienta a população sobre as dicas de como higienizar as embalagens dos alimentos ao chegar das compras.

Nos supermercados, assim como em todos os locais públicos, tem grande circulação de pessoas e risco de contaminação, então os cuidados com a higienização das embalagens ao chegar em casa são fundamentais.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SESAD, Ana Paula Pontes, alguns cuidados cuidados simples podem proteger as famílias do COVID-19. “Não sabemos que pegou nos produtos antes de nós, então temos que ser cuidadosos. Essas orientações são confiáveis, aprovadas pelo Ministério da Saúde ”, declarou.

Todas as embalagens como pacotes de plástico, caixas, garrafas e vidros podem ser desinfectadas com ajuda de um borrifador com álcool líquido 70% ou se preferir com álcool em gel, com auxílio de um papel toalha.
No caso das embalagens que vão para a geladeira, lavar normalmente com água e sabão ou borrifar álcool 70%. As carnes, peixes, frangos e demais produtos embalados em bandejas podem ser reembaladas com papel filme e, se possível, borrifar álcool 70%. Outros alimentos que vem em bandeja como queijos e presuntos também podem ser colocados em recipientes limpos com tampas. 

As polpas de frutas podem ser lavadas com água e sabão. Lembrando que na falta do álcool 70%, é possível utilizar apenas água e sabão; um recipiente limpo com tampa pode substituir o borrifador e um pano de prato limpo pode substituir o papel toalha.
As sacolas retornáveis devem ser lavadas com água e sabão. Para limpeza de superfícies como pisos, azulejos banheiros e cozinha a recomendação é utilizar desinfetantes domésticos contendo hipoclorito de sódio, mas se a superfície estiver suja é necessário ser limpa primeiro com água e sabão e desinfetar em seguida.