08 julho 2020

Com jogos sem torcida, Paulistão voltará no dia 22 de Julho

Foto: Hélio Suenaga/LatinContent via Getty Images
O Campeonato Paulista de Futebol já tem data para retornar após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus: 22 de Julho. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB), na tarde desta quarta-feira (8), após acordo entre FPF (Federação Paulista de Futebol) e Comitê de Combate ao Coronavírus.
Os jogos, segundo Doria, deverão ocorrer em cidades que estejam na Fase 2 - Amarela, do Plano São Paulo, e sem a presença de torcedores. Somente estão na Fase 2 - Amarela, segundo o dado mais atualizado desta quarta do Plano São Paulo, os municípios localizados nas regiões do Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de São Paulo.
Paulistão foi paralisado em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados distribuídos em seis rodadas até a final: duas rodadas da 1ª Fase, uma rodada para as quartas-de-final, e uma para a semi-final, além dos jogos de ida e volta da final.
A previsão passada pelo governo é de que o segundo jogo da final seja disputado no dia 8 de agosto, um dia antes do início do Campeonato Brasileiro.
“Em junho, o governo determinou os protocolos para a FPF e para todos os clubes que integram a federação, especialmente os que disputam a classe profissional A-1. Para que os treinos voltassem, foi acordado que as equipes fizessem testes regulares de Covid nos jogadores e equipe técnica”, relembrou Doria.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Bastos, afirmou que a federação dialogará com os clubes afiliados para alertar os torcedores para evitar a aglomeração de torcedores no entorno dos estádios e pediu apoio da secretaria de Segurança Pública.
“Nós vamos continuar preocupados com a saúde da nossa população, da comissão técnica, atletas, árbitros e vocês da imprensa durante esse retorno com segurança. Vamos usar nossa comunicação junto aos clubes de São Paulo para fazer uma comunicação em massa alertando que não é possível que torcedores vão até a porta ou imediações do estádio”, ressaltou Bastos.
O secretário estadual de Esportes, Aildo Ferreira, também fez um apelo aos torcedores. “Não vá a um estádio onde esteja acontecendo uma partida, não coloque em risco o Campeonato Paulista, não há necessidade, não tem o que fazer lá”.

TORCIDA NO PAULISTÃO SÓ EM 2021

Bastos descartou qualquer possibilidade de realizar jogos com torcida no Paulistão 2020. “Quanto a público nos estádios, a única coisa que a Federação pode falar neste momento é que no Campeonato Paulista não teremos”.
Já o coordenador-executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, destacou que o órgão sequer analisa essa possibilidade e condicionou o retorno da torcida nos jogos a um tratamento cientificamente comprovado contra a Covid-19, seja um medicamento ou uma vacina.
“Enquanto não tivermos um tratamento cientificamente comprovado por remédio ou vacina, que já está em desenvolvimento (não discutirão o retorno de público no estádio). A partir do momento que tivemos a vacina, a imunização, essa possibilidade pode ser analisada. Nesse momento, o assunto não está na pauta”.
Veja os jogos do Paulistão que ainda restam - dias e horários a serem definidos:

Rodada 11:
Água Santa x Mirassol
Botafogo x Guarani
Santos x Santo André
São Paulo x Red Bull Bragantino
Corinthians x Palmeiras
Inter de Limeira x Oeste
Ponte Preta x Novorizontino
Ituano x Ferroviária

Rodada 12
Red Bull Bragantino x Botafogo
Ferroviária x Inter de Limeira
Guarani x São Paulo
Mirassol x Ponte Preta
Novorizontino x Santos
Oeste x Corinthians
Palmeiras x Água Santa

Quartas de final

4 jogos

Semifinais

2 jogos

Finais

2 jogos