23 julho 2020

Prefeitura segue incentivando a realização do exame de mamografia gratuito


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço dos cânceres podem ser curados se detectados precocemente. No caso do câncer de mama, o tipo mais frequente entre a população feminina, o resultado da mamografia é fundamental para o início do tratamento adequado. Os números de incidência da doença são altos, mas essa realidade pode mudar com a realização de exames preventivos. Por isso, a Prefeitura de Parnamirim segue intensificando a divulgação do atendimento que está sendo realizado por meio de uma Unidade Móvel de Saúde (UMS). O veículo estará localizado em Passagem de Areia, até às 15h de amanhã (24), em frente à Unidade Básica (UBS).

A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde (SESAD), em parceria com o Grupo Reviver, que já atua nesse formato desde 2012. A estrutura dispõe de duas recepcionistas e duas técnicas em radiologia, além do pessoal de apoio que auxilia tanto no atendimento, como na orientação da prevenção.

A equipe segue tomando todos os cuidados necessários em relação ao coronavírus. As senhas para os exames estão sendo distribuídas no início da manhã, às 7h30. As pacientes estão sendo divididas em dois grupos de 35 pessoas cada (manhã e tarde), para evitar aglomeração e minimizar o tempo de espera no local.

Lembrando que todas devem ter em mãos o encaminhamento médico, comprovante de residência de Parnamirim, Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Vários bairros serão contemplados para facilitar o acesso e abranger o atendimento em todo o município.

Acompanhe abaixo cronograma:


De 27 a 31 de Julho – Parque Industrial - (Emaús e Parque das Orquídeas)

De 10 a 15 de Agosto – Rosa dos Ventos - (Santa Tereza)

De 07 a 11 de Setembro – Suzete Cavalcanti - (João Dias, Cidade Verde e Coophab)

De 13 a 16 de Outubro – Cohabinal – (Santos Reis, Monte Castelo, Jockey e Vida Nova)

De 09 a 13 de Novembro – Nova Esperança I – (Nova Esperança II e Vale do Sol)

De 07 a 11 de Dezembro – Boa Esperança – (Centro, Jardim Planalto, Primavera, Liberdade e Parque de Exposição I)


Texto e fotos: Andrezza Barros