segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Esporte em Natal ganha novos investimentos

| |

 

Em 2020, os investimentos realizados pela Prefeitura do Natal promoveram diversos avanços no esporte da cidade, sobretudo no que diz respeito à recuperação de quadras poliesportivas e campos nas quatro regiões da cidade. O mais novo equipamento do gênero foi entregue à população nesta quarta-feira (12): a Estação Cidadania - Esporte Jorge Moura, localizada no conjunto Nova Natal, Zona Norte.  

 

O complexo conta com uma estrutura de alto nível, com ginásio poliesportivo, quadra coberta e externa, salas para a realização de atividades multidisciplinares e está todo adaptado e dentro das normas de acessibilidade para receber atletas paralímpicos. Ao todo, 20 modalidades (13 olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica) podem ser trabalhadas nas instalações da Estação. O intuito da gestão municipal é utilizar as dependências do espaço para promover a iniciação e o desenvolvimento esportivos de crianças e jovens na faixa etária entre 06 e 15 anos. 

 

A Estação Cidadania - Esporte Jorge Moura (nome dado em homenagem ao dirigente do voleibol potiguar recentemente falecido) é fruto de uma parceria da Prefeitura do Natal com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania. O investimento total é de cerca de R$ 4,2 milhões. O projeto é um legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e faz parte de uma série de obras estruturantes pelo país. 

 

Ações da Prefeitura também estão beneficiando outros bairros de Natal. Somente este ano, a Prefeitura já reformou sete quadras poliesportivas. Foram recuperadas a Quadra de Esporte de Igapó; Quadra de Esporte e o gramado do campo da Cidade da Esperança; a Quadra do conjunto Serrambi; do Pitimbu; do Conjunto dos Professores; de Lagoa Nova (Praça São Camilo de Lellis) e a quadra da Praça Augusto Leite, em Tirol. Estão em fase de obras os equipamentos localizados no Loteamento Cayana; Santarém; Conjunto Jiqui; Guarapes; Lagoinhas e Jardim das Flores.  

 

Além disso, a gestão municipal está finalizando a recuperação da estrutura do Ginásio Nélio Dias. Na reforma, estão sendo executadas a pintura externa, restauração do piso da quadra, conserto da claraboia, instalação de portas internas e vidros externos, iluminação do estacionamento e outros. A Prefeitura investe R$ 1,8 milhão na obra. 

 

“O esporte é tratado como prioridade pela administração. São obras que incentivam a prática esportiva e geram mais qualidade de vida para a população. O esporte disciplina, educa e promove muito benefícios para a saúde. Vamos intensificar os investimentos para ampliar ainda mais as ações no setor em toda Natal”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Porpino.