15 setembro 2020

Parque das Dunas amplia horário na segunda fase da reabertura

 

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” iniciará a segunda fase da reabertura gradual nesta quinta-feira (17). O Parque passará a abrir mais cedo, às 6h, com maior público e retomada da utilização de espaços. A reabertura das atividades da Unidade de Conservação tem acontecido de maneira gradual, por meio de três fases, de acordo com o planejamento da administração do Parque junto à diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. A Portaria Conjunta N° 020/2020, regulamentando a reabertura foi publicada dia 25 de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE).

A segunda etapa da reabertura conta com o retorno dos visitantes não cadastrados. Além dos 225 coopistas diários autorizados na primeira fase, o Parque passa a autorizar a entrada de 300 visitantes durante dias úteis e 500 aos fins de semana. Serão liberados espaços de convivência, brinquedos, quadra e trilhas interpretativas, além da pista de cooper, setor administrativo e auditório, abertos anteriormente.

O visitante do Parque das Dunas poderá também retomar a participação nas trilhas interpretativas. Serão duas por dia, com no máximo 10 pessoas por trilha. O número de trilhas e participantes foi reduzido para atender as demandas de distanciamento social. O agendamento segue sento feito pelo e-mail: parqueestadualdasdunasrn@gmail.com.

Embora os espaços de convivência façam parte da segunda fase da reabertura, não são permitidos aniversários, piqueniques, comemorações e confraternizações. O distanciamento também deve ser respeitado, mantendo-se uma distância de 4 metros na pista de cooper e 1,5 metro+ nos demais espaços.
Fase 2
Dias da semana: segunda (exclusivo coopista/manutenção). Terça a domingo
Horário: 6h às 17h
Espaços liberados: Pista de cooper, setor administrativo, Área de piquenique, Brinquedos, quadra, Trilhas interpretativas
Quantidade de pessoas: segunda-feira: 225 coopistas por vez; Terça a sexta: 225 coopistas por vez + 300 visitantes/dia. Sábado e domingo: 225 coopistas + 500 visitantes/dia (50% do percentual normal)
Regras de Uso:
- Uso obrigatório de máscara.
- Higienizar as mãos ao entrar no Parque.
- Verificar a temperatura corporal na entrada (igual/abaixo de 37.8° C).
- Distanciamento mínimo: 4 m (pista de cooper) e 1,5m nas demais áreas.
- Controle de entrada: Fichas Numeradas.
- Bebedouros interditados.
- Portar a sua garrafinha individual com água.
- Proibida a entrada com alimentos.
- Proibido aglomerações.
- Estacionamento interditado (exclusivo para funcionários).
- Proibido aniversários/confraternizações/comemorações.
- Doações de mudas suspensas.
- Trilhas Interpretativas: 2 trilhas/dia (50% do percentual normal). Máximo: 10 pessoas por trilha (40% do percentual normal) + orientador turístico + policial (agendamento através do e-mail: parqueestadualdasdunasrn@gmail.com)
- Proibido usar os seguintes espaços: Oficina de Educação Ambiental e Artes, Folha das Artes e Anfiteatro.