quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Governo inicia 14º Congresso de Gestão Pública com mais de mil inscritos

| |

Teve início na terça-feira (1) o 14º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o evento está sendo realizado no formato virtual, através de sistemas de videoconferência. O governador do Maranhão, Flávio Dino, ministrou a palestra de abertura “A Reinvenção da Gestão Pública: novos cenários, novos desafios”, tema central do 14º Congesp.

Entre gestores e servidores públicos, pesquisadores e estudantes, mais de 1.300 pessoas se inscreveram para participar do congresso, que segue até a próxima sexta-feira (4).

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, lembrou que são muitos os desafios contemporâneos, sobretudo, diante de um cenário adverso, de crise econômica e sanitária. “Desde o início do atual governo, procuramos seguir o rumo da honestidade e lisura para com os recursos públicos. Sempre em busca dos direitos sociais, visando garantir uma vida digna a todos os potiguares. Os desafios são do tamanho dos nossos sonhos”, destacou.

A titular da Sead disse ainda que é preciso um novo olhar para a sociedade com o desenvolvimento voltado para o ser humano. “Temos uma governadora que valoriza os seus profissionais e na pandemia revolucionou o sistema de saúde, com integração, seriedade e compromisso com a população. Assim, vamos construindo um Rio Grande do Norte, com trabalho, honestidade e uma equipe que acredita no futuro melhor”.

O décimo quarto Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte conta com o apoio da Interjato Soluções, Gabinete Civil, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFR; Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em Gestão Pública (PPGP), e em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Escola de Música da UFRN e Secretaria de Estado de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

Programação

A programação do 14º Congesp/RN continua nesta quarta-feira (2) com vários momentos distintos. A partir das 8h45 serão realizadas as apresentações de casos de sucesso oriundos de alguns órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado. Na sequência, às 10h15, vão acontecer palestras e mesas-redondas sobre temas inerentes da Gestão Pública, como “Inovação”, “Compras Governamentais”, “Gestão de Pessoas”, “Desenvolvimento Local”, “Ética”, “Comunicação” e “Qualidade de Vida no Trabalho”. No turno vespertino, será a vez das apresentações dos trabalhos submetidos no evento. Tratam-se de estudos científicos e experiências inovadoras na área da Administração Pública que serão compartilhados com os participantes. A programação completa está disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/14congesprn. Para participar das atividades, é preciso efetuar login no sistema e clicar nas apresentações que desejar assistir.