30 março 2021

Ceará-Mirim passa a ser zona segura do Covid-19

 


Dados divulgados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) voltaram a considerar Ceará-Mirim como zona segura no índice de transmissibilidade do Covid-19. Agora, a taxa é de 0.71. Antes, esse número chegou a 1.30, depois caiu para 1.14.


De acordo com o prefeito Júlio César Câmara, a redução dos índices foi resultado de ações contundentes adotadas pela gestão. “Caímos para 0.71 e voltamos para a zona segura, isso  demonstra que estamos certos em adotar as medidas que adotamos. Não vamos relaxar, vamos continuar trabalhando para diminuir ainda mais", afirmou.


"Pedimos a todos que continuem nos ajudando para que juntos, se Deus quiser, possamos vencer essa doença", concluiu.



Medidas contra o Covid-19


Ceará-Mirim foi o primeiro dos 167 municípios potiguares a adotar medidas mais duras para conter o avanço do corona vírus na cidade. O lockdown adotado duas semanas atrás surtiu o efeito esperado tão logo a circulação de pessoas foi reduzida. 


Além do cumprimento do calendário vacinal, a Prefeitura elaborou um protocolo rígido para enfrentamento à doença como a criação do Centro Covid, ações de fiscalização pela cidade, distritos e praias; barreiras sanitárias, monitoramento de pacientes, testagem de funcionários dentro das ações da saúde do trabalhador, testagem de casos suspeitos, entre outros. 


Apesar de não ser a referência para o tratamento de Covid-19 na região do Mato Grande (que é em João Câmara), o Hospital Percílio Alves recebeu reforço para estabilização e intubação de pacientes, nos casos mais graves. 


Antes, a estrutura da unidade contava com apenas um respirador. Atualmente, são 8 aparelhos respiradores (sendo 4 emprestados para o Governo do RN), 4 monitores, 6 bombas de infusão, 5 concentradores de oxigênio para dar todo o suporte necessário, somado ao reforço no fornecimento de oxigênio.