16 março 2021

Guarda Municipal e Semurb atuam em demolição de construção irregular em Neópolis

 


Uma operação conjunta do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) com a equipe de fiscalização urbanística da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atuaram nessa terça-feira (16) na demolição de uma construção irregular erguida sem autorização legal na Avenida dos Pinheirais, bairro Neópolis, na zona Sul da capital.

A ação de demolição foi montado com um esquema de utilização de retroescavadeira, caçamba e interdição da rua utilizando duas viaturas de patrulhamento operacional da GMN, possibilitando a derrubada da edificação e a retirada dos entulhos gerados pela medida. O responsável pela obra já tinha sido notificado pela fiscalização da ilegalidade do ato. “É importante lembrar que a pessoa que invade terreno público e lá efetua obra comete crime e é um dever do município coibir esse tipo de invasão, evitando danos sociais e ao meio ambiente”, comentou o coordenado do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

Todo o processo de demolição do imóvel ocorreu de forma pacífica com a atuação dos guardas municipais e fiscais da Semurb sendo efetivada de forma tranquila e sem reação do responsável pela edificação irregular. Essa prática de invasão de área pública é comum na capital, porém o responsável pode ser punido com a demolição da construção ilegal e com multa.

O patrulhamento realizado pelos guardas municipais da capital é orientado a observar qualquer movimentação estranha em área pública com o objetivo de evitar a posse clandestina ainda no seu início. A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) há uma equipe de guardas municipais que repassam as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN.