21 março 2021

Prefeitura de Ceará-Mirim alerta para colapso de oxigênio em várias cidades do Estado

 A Prefeitura de Ceará-Mirim alerta a toda a população que cumpra rigorosamente o Decreto Municipal e que respeitem as regras de distanciamento social. Com a superlotação do Hospital Regional de João Câmara, que pertence ao Governo do Estado e referência em COVID-19 na Terceira Região, a procura por atendimento no Hospital Percílio Alves em Ceará-Mirim aumentou em 5 vezes. Pessoas de outros municípios, que deveriam estar sendo atendidas em João Câmara, estão se encaminhando para Ceará-Mirim, o que aumentou em 5 vezes o consumo de oxigênio do hospital municipal, que tem um histórico de consumo médio diário de 8 cilindros de oxigênio e no dia de ontem (19) contabilizou o uso de 36 cilindros.

Devido ao aumento de casos de COVID-19 no país inteiro, os fornecedores de oxigênio não conseguem abastecer os hospitais, pois não existem mais cilindros suficientes. Outro agravante é a lotação dos hospitais públicos e privados do estado e a superlotação dos leitos de UTI, o que faz com que os pacientes permaneçam mais tempo no Hospital Percílio Alves, que de praxe deveria atender o paciente, estabilizar e encaminhar para os hospitais de referência, sendo este outro motivo do aumento do consumo de oxigênio.

A Prefeitura de Ceará-Mirim esclarece ainda que o Hospital de Ceará Mirim é referência no atendimento de obstetrícia da Terceira Região e não de COVID-19, o que significa que o mesmo tem por obrigação a realização dos partos de mais de 250 mil pessoas, de 22 municípios da região. 

O prefeito Júlio César vem destacando a necessidade do Governo do Estado abrir mais leitos, bem como de o mesmo dar um suporte maior ao município de Ceará-Mirim, no tocante ao envio de cilindros de oxigênio, uma vez que o aumento do consumo do oxigênio no Hospital Percílio Alves está diretamente ligado aos problemas de superlotação do Hospital Regional de João Camara e ao aumento de casos de COVID-19 em todo o Estado. O prefeito Júlio informa ainda que o município de Ceará-Mirim será contemplado semana que vem com 5 concentradores de oxigênio, fruto de uma articulação da FEMURN com o Governo do Amazonas, além de ter recebido semana passada 3 novos monitores, que já estão sendo utilizados no Hospital Percílio Alves.


com informações do blogdobg.com