26 maio 2021

Fátima anuncia que atual decreto de isolamento será prorrogado até 12 de junho



A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou na tarde desta quarta-feira (26) que o atual decreto de isolamento social, que perderia a validade nesta quinta-feira (27), será prorrogado até 12 de junho. Com isso, seguem valendo pelas próximas duas semanas as mesmas regras atualmente em vigor. O anúncio foi feito em publicação no Twitter.

“Decidimos pela prorrogação das medidas sanitárias estabelecidas no atual Decreto até o 12 de junho para todos os municípios, exceto para aqueles alcançados pelos decretos regionais do Estado ou por decretos municipais que tenham medidas mais restritivas”, escreveu a governadora.

Com isso, segue permitido, por exemplo, o consumo de bebidas em bares e restaurantes e o funcionamento de igrejas, academias e estabelecimentos comerciais em geral. Os locais devem apenas respeitar o limite de 50% da capacidade. O toque de recolher em tempo integral aos domingos e feriados segue suspenso, mas a medida fica valendo das 22h às 5h em todos os dias da semana.

A manutenção das atuais regras, com níveis de flexibilização, acontece mesmo com uma piora nos indicadores da pandemia no Estado. Às 15h50 desta quarta-feira, de acordo com a plataforma “Regula RN”, a rede pública de saúde tinha 97,7% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados. Havia apenas 9 leitos disponíveis para 94 pacientes na fila.

Exceções

O decreto valerá para o Estado inteiro, exceto para 15 municípios das regiões Central e do Vale do Açu e para 37 cidades da região Oeste. Para essas localidades, há decretos específicos, com toque de recolher ampliado e restrições, como a proibição para venda e consumo de bebida alcoólica até em supermercados.

Números

O Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira mais 19 mortes provocadas por Covid-19. Com isso, o Estado chegou ao total de 6.021 óbitos ocasionados pelo novo coronavírus. Além disso, foram 1.027 casos novos confirmados, totalizando 262.780 casos confirmados.