09 junho 2021

Herberth Sena enaltece decisão de ampliar vacinação contra Covid-19 em Natal



 A redução da faixa etária sem comorbidade para vacinação da Covid-19 tomou conta dos debates em Natal, nesta quarta-feira (09). Na Câmara Municipal do município, o vereador Herberth Sena (PL) enalteceu a decisão tomada na reunião extraordinária desta manhã, entre gestores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e do Conselho Municipal de Saúde, que referendou a ampliação do público para vacinação.



"Em conversa com gestores de saúde, já havia reforçado nossa preocupação com a expansão da vacina aos públicos mais jovens, que representam o maior percentual de pessoas contaminadas com o coronavirus nesse momento em Natal, na faixa etária entre 20 e 59 anos. Considerei muito acertada a iniciativa do prefeito Álvaro Dias, de buscar este acordo com o Governo do Estado para dar início à vacinação de pessoas da faixa etária de 59 anos, a partir de amanhã (10)", disse Herberth Sena.


O vereador ressaltou o acerto na divisão do quantitativo de vacinas para a capital. Na decisão comunicada pela Prefeitura, a cada remessa de vacinas que chegar à capital, 50% serão destinadas aos públicos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) e as outras 50% serão destinadas a baixar a faixa etária, independente de comorbidades. "Isso nos dá segurança em imunizar mais a população natalense, sem descumprir o que recomenda o plano nacional", lembrou. "Devemos comemorar também a ampliação da vacinação aos motoristas de transporte de passageiros, incluindo dos transportes alternativos, que começa na sexta-feira (11). Esta categoria trabalha na linha de frente desde o início da pandemia. Nada mais justo que receba sua dose de esperança o quanto antes ", finalizou Herberth Sena.