03 julho 2021

De SP ao restante do país: K4, nova droga sintética, se espalha

A nova droga sintética "K4" começou a se espalhar pelo Brasil. A substância surgiu nos presídios de São Paulo. Ela, quando pulverizada, já foi encontrada em diversos locais, como: sola de calçados, sabonetes, tubos de pasta de dente e em barbeadores lacrados.

Em janeiro deste ano, em Porto Alegre (RS), um homem carregava 36 selos da droga dentro da mochila quando foi preso, porém, por ainda ser desconhecida, ela foi levada para análise em laboratório. A perita do Instituto Geral de Pericias, Bruna Gauer, conta que o processo de identificação levou mais tempo que o normal devido se tratar de uma nova substância.

Atualmente, conhecida como K4, a droga se trata de um canabinoide sintético, que imita a maconha, mas com poder alucinógeno mais forte do que o THC, o composto químico que produz os efeitos psicológicos da cannabis. Ainda segundo Bruna, a dose recreativa utilizada pelos usuários, é muito próxima da dose tóxica, colocando em risco a vida das pessoas.

O Ministério Público de São Paulo investiga o envolvimento da maior facção criminosa do país, na produção e distribuição da K4.


Com informações de: umarizalense