21 setembro 2021

Parnamirim é 3° colocado em ranking que avalia eficiência da gestão pública


O município de Parnamirim alcançou a 3ª colocação, entre municípios com mais de 100 mil habitantes do Rio Grande do Norte, no índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), ficando com nota 5,31 no ranking geral.

O índice é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

Para o prefeito Rosano Taveira, a boa colocação de Parnamirim é reflexo de uma gestão comprometida com o planejamento, ações estratégicas e foco nas principais necessidades da população. “Isso só simboliza que estamos no caminho certo”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.

A título de classificação, o levantamento leva em consideração importantes dimensões para a avaliação da performance dos municípios. São elas: finanças, gestão e desempenho. O primeiro leva em conta aspectos relacionados à área fiscal, investimento per capita, custo do Poder Legislativo e equilíbrio previdenciário. Já a dimensão desempenho envolve a atuação dos municípios nas áreas de saúde, educação, segurança, qualidade habitacional e vulnerabilidade social. Por fim, o desempenho dos prefeitos será avaliado a partir de ações voltadas ao planejamento, organização dos servidores, qualidade do investimento e transparência.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Giovani Júnior, o índice é importante para sinalizar aos municípios como eles estão posicionados em relação aos demais e o que poder ser feito para melhorar esses índices nos anos seguintes. “O objetivo final então é nortear os trabalhos que os gestores estão realizando destro desse segmento”, explicou.