terça-feira, 19 de outubro de 2021

Prefeitura de Macaíba divulga programação para celebrar aniversário de 144 anos de emancipação política

| |


No dia 27 de outubro (quarta-feira), Macaíba completará 144 anos de emancipação político-administrativa. Neste ano de 2021, a data será celebrada com uma vasta programação que a nova administração municipal organizou e que terá início já na próxima sexta-feira (22), com o lançamento da Feira de Agricultura Familiar, na Praça Paulo Holanda Paz, a partir das 9h. No mesmo local e data, haverá uma grande ação social no período da tarde, começando no horário das 14h. À noite, será promovido o 1º Salão de Cores – Vernissage, na Casa de Cultura Popular Nair Mesquita, no horário das 18h, mas com horário de visitação da exposição aberto às 8h e estendendo-se até às 16h.

No sábado (23), acontece o Torneio dos Funcionários na Vila Olímpica, a partir das 8h, na quadra de futebol society. Às 16h, será realizado um grande passeio ciclístico cultural, com largada no Solar Ferreiro Torto e chegada na Praça Paulo Holanda Paz. No dia seguinte, domingo (24), haverá a grande final do campeonato de futebol “Quarentões”, no Campo do Cruzeiro, às 9h. No horário das 14h, será promovida uma animada programação infantil “Macaíba Kids”, na Praça Paulo Holanda Paz. Logo após, no mesmo local, ocorre a 1ª edição da Corrida José Félix Barbosa, com largada no horário das 16h.

A semana de aniversário da cidade começa com um célebre e fraternal ato ecumênico, que será celebrado na segunda-feira (25) a partir das 19h, também na Praça Paulo Holanda Paz, com fiéis de diversas religiões. Na terça (26), tem o “Aulão Rosa”, no mesmo local, em alusão à campanha Outubro Rosa, que ressalta a importância da prevenção e do combate aos cânceres de mama e do colo uterino, sendo ministrado das 16h em diante. No período noturno, a Casa de Cultura sedia um relevante momento literário, com lançamento das obras “Trilhos Encantados” e “Auta Negra: Uma voz feminina no RN”, com início às 19h.

E na quarta-feira (27), para fechar com chave de ouro e muita festa, fé e entusiasmo, haverá alvorada com apresentação de bandas marciais na Praça Paulo Holanda Paz, começando já a partir das 6h. Pouco tempo depois, às 7h, será celebrada a Santa Missa de Aniversário do Município na Igreja Católica Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A programação festiva será concluída com atrações musicais locais e regionais no Parque Otaviano Pessoa, trazendo shows Airton Souza, Renan Miranda, com participação de Paulinha Medeiros e Carlos Brito, e por fim, a Banda Grafith. Todos os eventos serão gratuitos!

Esta é uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura de Macaíba, visando resgatar a cultura e incentivar a economia local, com um variado calendário de eventos que já está sendo preparado para a população macaibense, beneficiando especialmente a classe artística da nossa terra. Vale lembrar que os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 deverão ser respeitados para acessar os locais de eventos, como uso de máscaras.

No caso dos shows musicais no Parque Otaviano Pessoa, será preciso apresentar comprovante vacinal contra a COVID-19 (pelo menos a 1ª dose e não estando com a 2ª dose em atraso) e o ingresso para entrar no local. Os ingressos serão distribuídos antecipadamente pela Prefeitura de forma gratuita em locais e horários que serão devidamente divulgados.