08 novembro 2021

Seis cidades do RN recebem novos canais digitais


A programação de televisão em 6 cidades do Rio Grande do Norte, em breve, terá mais diversidade. Nesta semana, o Ministério das Comunicações (MCom) liberou novos canais digitais para Almino Afonso, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Pedro Avelino, Serrinha e Umarizal. Os municípios fazem parte do Digitaliza Brasil, o programa criado pelo MCom para levar sinal de TV digital a 1.638 cidades que hoje contam apenas sinal analógico. A lista completa das cidades e dos canais disponibilizados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“Estamos promovendo inclusão digital e social de milhões de brasileiros que hoje não podem usufruir da tecnologia da TV digital. Assim, garantimos o acesso à informação e a serviços”, frisa o ministro Fábio Faria. A meta do MCom é levar o sinal digital aos municípios que integram o Digitaliza Brasil até o final de 2022, beneficiando mais de 23 milhões brasileiros.

Além dos municípios potiguares, outras cidades do Ceará e Paraíba também estão sendo beneficiados pelos novos canais digitais por meio do Digitaliza Brasil e receberão equipamentos e infraestrutura para o início da transmissão digital de TV. Com a liberação dos canais, no momento da ativação da tecnologia a programação digital já estará disponível, gratuitamente, para a população. Isso é possível porque, na portaria que criou o programa, o MCom determinou a simplificação do processo de consignação e autorização de canais digitais. Mais de 1.130 já foram liberados.

DIGITALIZA BRASIL – O MCom avança com o processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. A Pasta já convocou para o programa municípios do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais. Das cidades listadas nos editais de convocação, 1.042 já solicitaram adesão. O número já representa 64% da meta desta fase do programa.