terça-feira, 9 de novembro de 2021

SMS Natal reforça importância de completar o esquema vacinal contra a Covid

| |
Já são mais de 63 mil pessoas com a D2 em atraso na cidade - Foto: Alex Régis

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) informa que a vacinação contra a Covid-19 segue disponível de segunda a sábado na capital, com todos os pontos vacinais aplicando a primeira, segunda ou terceira dose dos imunobiológicos. De segunda a sexta-feira é possível buscar qualquer unidade básica de Natal, além dos drives e do trailer volante (atualmente estacionado no Partage Norte Shopping); e aos sábados a população tem disponível os drives e o trailer. Para conferir os prazos, documentação e perguntas frequentes, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br .

O município conta também com funcionamento de oito salas de vacinação em unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, até às 18h. São elas: UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891. Tirol), UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, 05), USF Nova Natal (R. do Pastoril, s/n), UBS Pajuçara (R. Maracai, s/n), USF Panatis (R. das Pimenteiras, s/n), USF Valedourado (R. Irmã Vitória, 02. Igapó), USF Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01) e USF Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, 882).

"Para garantir a eficácia da ação imunizante, é necessário ter a dose de reforço, conforme descrito na bula das vacinas. A gente faz esse apelo e chamamento à população da cidade para se atentar aos prazos e garantir seu esquema vacinal completo. Já são mais de 63 mil pessoas com D2 em atraso em Natal. A segunda dose de Pfizer, por exemplo, já está disponível para quem tomou a primeira dose em 20 de setembro, então já temos uma população jovem apta a receber essa vacina", comenta George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

A capital continua aplicando a D2 de Oxford para quem se vacinou com a D1 até 05 de setembro. E o imunizante Coronavac, no intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Em relação à D3, é necessário ter completado seis meses de intervalo a contar da conclusão do esquema vacinal (D2 ou dose única) para pessoas com 60 anos e mais, ou profissionais da saúde com 18 anos e mais; para os imunossuprimidos, o prazo a ser cumprido é de 28 dias.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 05 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias. Os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).