09 dezembro 2021

ALERTA: Sesap chama a atenção para importância da prevenção contra as arboviroses

Imagem: internet

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta para a importância das ações de controle, vigilância e prevenção relacionadas às arboviroses, diante da chegada do período sazonal dessas doenças no RN (novembro a maio), quando as altas temperaturas combinadas às chuvas propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses.

“As arboviroses já são endêmicas no estado e estamos próximos ao período epidêmico, quando devemos reforçar os cuidados. É importante que as esferas municipal e estadual intensifiquem as ações. Além disso, é preciso que a sociedade faça a sua parte, que cada morador cuide do seu domicílio, com foco na limpeza, no descarte correto do lixo e na eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, destacou Silvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.

Dados

A Sesap divulgou nesta terça-feira (07), o mais recente informe epidemiológico das arboviroses no RN, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 a 48, encerrada em 04 de dezembro de 2021. 

Foram notificados 6.761 casos suspeitos de dengue no estado, dos quais 1.195 foram confirmados, 4.018 casos considerados prováveis e 1 caso de óbito confirmado.

Com relação à chikungunya, foram notificados até à Semana Epidemiológica 48, foram confirmados 1.612 casos e nenhum óbito confirmado.

Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 a 48 de 2021 no RN, foram confirmados 168 casos e nenhum óbito confirmado.

Prevenção

A Sesap reforça, junto à população, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:

Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
Não coloquem lixo em terrenos baldios;
Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;
Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.