segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Parnamirim Digital - Nova plataforma de serviço público entra em funcionamento nesta segunda-feira (03)

| |

A modernização da gestão pública será uma das vertentes prioritárias da Prefeitura de Parnamirim para 2022. Fato que se justifica logo no primeiro dia útil do ano (3), quando entrou em funcionamento a plataforma Parnamirim Digital. Um dos objetivos da ferramenta é dar mais transparência às solicitações de serviços, estreitando o relacionamento população/prefeitura.

O Parnamirim Digital, além de fomentar a ideia de uma máquina pública mais eficiente, já que trabalha sem uso de papel e com digitalização dos processos internos, vai proporcionar comodidade ao cidadão, visto que os serviços podem ser solicitados sem a necessidade de sair de casa.

As opções de solicitação de serviços são diversas. Muitos, que antes só poderiam ser requisitados de forma presencial, nas repartições públicas, agora podem ser protocolados através do Parnamirim Digital. O cidadão pode buscar soluções sobre coleta de lixo e entulho nas vias públicas, limpeza em terrenos baldios, poda de árvores, queimadas irregulares, focos de dengue, buracos em ruas e avenidas, vacinas, postos de saúde e mais uma gama de solicitações que está à disposição no site da Prefeitura de Parnamirim.

Antes de protocolar o serviço na plataforma, é necessário fazer o cadastro do cidadão, com os dados pessoais, endereço e contatos de telefone e e-mail. Essas informações possibilitam que quem requisitou o serviço seja notificado sobre movimentações e encaminhamentos do processo. Esse mecanismo fará com que o cidadão não perca o controle sobre o prazo para resolução do problema e tome conhecimento sobre como exatamente sua demanda será resolvida.

Para o gestor do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), Rafael Buriti, a entrada em funcionamento da plataforma, já no primeiro dia útil do ano, é um marco da transformação digital da cidade de Parnamirim. “O uso de papel nos processos agora fica no passado, gerando assim uma grande economia para os cofres públicos. Além dessa economia, a Prefeitura de Parnamirim vai gerar mais transparência e agilidade nos processos, proporcionando maior fluidez no serviço público municipal”, disse.