19 janeiro 2022

Parnamirim: Serviço de Convivência do CRAS Parque Industrial está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (28)


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Parque Industrial está com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (28) para matrículas e renovações de quem já é atendido pelo programa. O SCFV, que engloba parte das atividades do antigo PETI, atende crianças, adolescentes e idosos, com intuito protetivo de desenvolver convivência saudável entre os participantes, suas famílias e a sociedade.

No Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Parque Industrial, há turmas para as faixas de até 6 anos, dos 7 aos 14, dos 15 aos 17 anos (em construção) e para idosos. As atividades propostas são adaptadas de acordo com cada faixa etária, por exemplo: na turma dos pequenos, o objetivo é fortalecer os vínculos com a família através de atividades dinâmicas, brincadeiras e jogos interativos; já a turma dos 7 aos 14 anos se reúne no horário contrário ao da escola, com alimentação fornecida pelo próprio Cras e é focada em atividades artísticas, manuais e que inspirem autoconfiança; por sua vez, os idosos se reúnem 2 vezes por semana e exploram atividades de estímulo físico e rodas de conversa.

Por meio do SCFV, a população atendida encontra ferramentas para o enfrentamento de situações de isolamento social e enfraquecimento de vínculos familiares e comunitários. De acordo com a Educadora Social, Runielly Garcia, o objetivo é atender a população dos bairros de Emaús e Parque Industrial.

Para a realização da matrícula no serviço pela primeira vez ou para a renovação, é necessário que o cidadão ou seu responsável apresente alguns documentos, são eles:

RENOVAÇÃO

Para crianças:

Declaração escolar 2022; e

Folha resumo atualizada com a numeração do NIS (pode ser solicitada no próprio Cras).

Para idosos:

Folha resumo atualizada com a numeração do NIS.

NOVAS MATRÍCULAS

RG ou certidão de nascimento e documento do responsável (crianças);

Comprovante de residência;

Folha resumo atualizada com a numeração do NIS ; e

Declaração escolar 2022 (para o caso das crianças).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o trabalho da Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e é desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas que estimulam a proximidade entre as pessoas. A documentação deve ser entregue no Cras de Parque Industrial até a próxima sexta-feira (28), no horário das 7h30 às 14h. O local, que atende a população do bairro e adjacências fica na Rua Rio Paraíba do Sul, 278, bem em frente à Marmoraria Santa Luzia.