21 fevereiro 2022

Prefeito Emídio Jr. assina ordem de serviço que autoriza construção de Centro de Operações Integradas da Segurança Pública de Macaíba


Em uma manhã que entrou para a história de Macaíba, o prefeito Emídio Jr. assinou a ordem de serviço que autoriza a construção do órgão próprio de Segurança Pública do município. Trata-se do futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP). A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (21), no pátio do Palácio Auta de Souza, com a presença de diversas autoridades locais e estaduais com atuação nos campos da política, segurança pública e comércio.

Com isso, Macaíba sairá de zero para milhões de reais investidos nesse setor nos próximos anos. O COISP será erguido ao lado da sede da Prefeitura e abrigará um moderno sistema de videomonitoramento integrado ao sistema de do CIOSP/RN. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública. O investimento inicial é de aproximadamente 400 mil reais.

“Hoje. damos o primeiro passo para iniciarmos a construção de uma estrutura que atenderá de fato os clamores da sociedade macaibense por mais segurança. O que firmamos hoje significa que estamos avançando. Isso porque estamos construindo, por meio de uma gestão participativa, as soluções.”, expressou o coronel Sócrates.

Na ocasião, o vice-governador destacou futuros investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública de Macaíba, citando, como exemplo, 6 milhões de reais para a instalação da futura sede do Batalhão de Cavalaria, na RN-160.

Denilson Gadelha, ao referir ao COISP, declarou que “Não é um trabalho fácil, mas nós temos lutado por isso e temos encontrado as pessoas certas. Junto ao Governo do Estado, junto ao Governo Federal, ao deputado estadual Kleber Rodrigues e ao deputado Federal João Maia. É um sonho que está se realizando. Parabéns!”.

O deputado Kleber Rodrigues, por sua vez, relembrou as diversas viagens que fez ao lado de Emídio Jr. e de João Maia para a Brasília em busca de recursos para viabilizar essa obra tão marcante para o município de Macaíba.

O vice-prefeito Netinho França destacou o empenho da gestão municipal na luta pela implantação do COISP: “dois jovens batalhadores (se referindo ao prefeito Emídio e a si), com muita humildade e transparência demonstram que é possível investir na segurança na cidade, e é isso que estamos fazendo”.

Já o prefeito Emídio Jr. externou: “Será uma grande satisfação para nós, macaibenses, podermos ter aqui em nosso município um órgão dessa magnitude”, destacando que COISP poderá auxiliar não só as viaturas de Macaíba, mas de toda a região metropolitana. Em seguida, o gestor municipal citou outros investimentos a serem feitos na área de Segurança Pública, como a criação da Guarda Municipal, a substituição gradativa das atuais lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas do tipo LED e o estabelecimento do Fundo Municipal de Segurança Pública. “Teremos uma das mais modernas centrais de videomonitoramento do Brasil”, frisou.

Sobre o COISP

A futura central de videomonitoramento do COISP terá inicialmente cerca de 200 câmeras com visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Inclusive, haverá câmeras com tecnologia embarcada de identificação de placas de veículos, reconhecimento biométrico e notificação automatizada de infrações de trânsito.

Após uma ocorrência ser captada por uma das câmeras dessa central, o CIOSP/RN poderá ter o controle em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de cobertura, mobilizando prontamente uma equipe de policiais que estiver mais próxima do fato, possibilitando uma pronta resposta para as ocorrências policiais.