26 março 2022

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim reforça orientações ao cidadão para os dias de chuva, confira


Precipitações de alta intensidade, ventos fortes, incidência de raios e relâmpagos aumentam nesta época do ano. Dentro e fora de casa é preciso ter cuidados antes, durante e depois da chuva, para que acidentes como curto-circuitos ou em buracos na via sejam evitados.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Parnamirim reforça quais as principais orientações ao cidadão.

Antes da chuva:

O essencial é ter atenção para alguns pontos antes de a chuva começar. Os moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva.

Quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa a pé ou de carro, durante o temporal. Os veículos de comunicação e o aplicativo trazem as informações em tempo real sobre onde está chovendo, volume de água e danos de momento, tudo para o cidadão se prevenir e evitar localidades onde existam ocorrências provocadas pela chuva.

Fatores como baixa luminosidade e imprevistos devem ser levados em conta.

É preferível atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas.

Durante a chuva:

Quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuitos ou até um princípio de incêndio.

Enquanto houver descarga elétrica, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), batedeira, chuveiro e secador.

Se a água começar a subir ou entrar dentro de casa, o ideal é colocar os móveis em uma superfície elevada, além de retirar alimentos e documentos das prateleiras mais baixas.

Na rua, os motoristas devem redobrar a atenção. Os faróis devem ser ligados e a velocidade diminuída. A gentileza também deve ser praticada no trânsito, sem ‘fechar’ o carro da faixa ao lado, principalmente nesses momentos em que o trânsito vai fluir de forma mais devagar.

Se perder a visibilidade por causa da chuva, o motorista deve parar o carro no acostamento, evitando ficar embaixo de árvores e em postos de gasolina, para não correr riscos de queda de galhos ou de estruturas metálicas.

Em caso de alagamento, deve ser observado o nível da água (o limite é no meio da roda do carro). Se aumentar, a pessoa precisa parar o carro assim que possível e, mesmo sob chuva, com as janelas abertas, para facilitar a saída do veículo.

Após a chuva:

Quando a chuva passar, é indicado que o indivíduo faça a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evitam-se doenças.

A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por cima de áreas alagadas, já que buracos podem ter sido abertos durante a chuva.

Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para 190 ou para o 156.