09 março 2022

"Conecta 5G": missão oficial encerra agenda com visita técnica à Israel Aerospace Industries


A comitiva brasileira em missão oficial a Israel fechou nesta quarta-feira (9/3), o ciclo de visitas técnicas orientadas ao aprendizado sobre a experiência do país em inovação, tecnologia e segurança cibernética e ao fortalecimento da cooperação em tecnologias da informação e comunicação. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, conheceram a Israel Aerospace Industries (IAI), empresa de referência na produção de eletrônicos de alta tecnologia e aviação aeroespacial.

"Eles fazem os drones mais avançados do mundo, satélites e possuem sistemas de cibersegurança", destacou o ministro. Faria relatou que a visita abriu espaço para a discussão sobre a importância dos equipamentos para o monitoramento na região Amazônica. A IAI foi a última parada da viagem, que teve início na segunda (7). Ontem, o grupo visitou a sede da Juganu, empresa israelense de iluminação, conectividade e inovação de alta tecnologia. "Estamos reunindo informações e as ferramentas necessárias para fazer do Brasil um país conectado e inovador", acrescentou.

O MCom, a ABDI e a Juganu têm parceria no projeto "Conecta 5G", que trata da implementação de redes 5G inteligentes, com antenas integradas à rede de iluminação pública. Neste primeiro momento, uma capital e quatro municípios serão contemplados com a tecnologia: Jaraguá do Sul (SC); Curitiba (PR); Petrolina (PE); Ceará-Mirim (RN); e Araguaína (TO).

NAÇÃO STARTUP – Duas agendas cumpridas no primeiro dia da missão fortaleceram o mútuo interesse na cooperação entre Brasil e Israel. Inicialmente, a comitiva se reuniu com o ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel, no intuito de debater investimentos em infraestrutura de telecomunicações, particularmente relacionada ao 5G.

Em seguida, o grupo se reuniu com a Autoridade de Inovação de Israel. O ministro enfatizou que Israel é referência mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas, tida como uma "nação startup". "Eles investem 4,7% do PIB em inovação – é o país que mais investe", lembrou.