04 maio 2022

Maio Amarelo sensibiliza para uso da faixa de pedestres, objetivo é chamar atenção para alto índice de mortes e feridos no trânsito


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início, nesta segunda-feira, 1º, à campanha Maio Amarelo, com o tema “Juntos salvamos vidas”, voltado para a sensibilização para o uso da faixa de segurança por pedestres e motoristas, que precisam ter um comportamento mais responsável no tráfego.

Em 2022; serão realizadas palestras, reuniões, passeios, blitz educativas, fóruns, workshops, seminários entre outras. Estão agendadas atividades em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Assu, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Mossoró e João Câmara, como blitz educativas, Bafômetro Amigo, além de visitas educativas a escolas da rede estadual de ensino.

As ações serão realizadas através da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde, por meio da Unidade de Projetos Estratégicos e Territoriais e Programa Vida no Trânsito (PVT).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN), o número de acidentes de trânsito teve um decréscimo de 18,3%, em 2018, no qual foi de 8.091 para 6.608 em 2021. O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em 2018 foi de 585 e em 2021 foi de 517, representando um decréscimo de 11,6%.

O movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o problema que, apesar do decréscimo registrado no estado, é considerado ainda pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma epidemia, visto que o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo tem reflexo direto no setor saúde.