27 julho 2022

Prevenção: Neonergia Cosern reforça estrutura da rede elétrica para início da temporada de ventos

Foto: Neoenergia Cosern / divulgação

No intuito de minimizar os impactos dos fortes ventos que começam a soprar em agosto no fornecimento de energia elétrica, a Neoenergia Cosern realizou uma série de ações preventivas no sistema elétrico, especialmente na rede de baixa tensão (aquela que leva energia dos transformadores para a casa dos consumidores).

“Ao longo dos anos, substituímos 66% dos antigos cabos nus pelos cabos multiplexados, cujo grande diferencial é o fato de serem isolados. Continuamos avançando nessa substituição”, explica Osvaldo Tavares, Superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

“Este tipo de cabo permite um convívio mais harmônico da rede elétrica com as árvores e a consequente redução da frequência de necessidade de poda dos galhos”, complementa o Superintendente.

Em todo estado, a rede de baixa tensão da Neoenergia Cosern mede cerca de 21.700 quilômetros e cresce praticamente todos os dias para atender novos consumidores. Novas redes já são construídas com o cabo multiplexado.

Inspeções da vegetação

Em outra frente de trabalho, a distribuidora reforçou as inspeções ao longo das redes elétricas de baixa, média e alta tensão para avaliar a necessidade de podas de galhos de árvores que estejam muito próximos dos fios.

Em todo estado, de janeiro até agora, já foram inspecionados 12.900 quilômetros de redes elétricas para avaliar a necessidade de poda.

Ao tocar na fiação, os galhos podem causar curto-circuito, interromper o fornecimento de energia.

A Neoenergia Cosern reforça o alerta de segurança de que a poda de árvores, quando os galhos estiverem muito próximos à rede elétrica, só pode ser realizada por técnicos da companhia.

Nos outros casos, o serviço deve ser solicitado às prefeituras municipais e nunca deve ser feito sem autorização do órgão competente.

Em Natal, o órgão responsável pela poda e retirada de árvores é a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do Departamento de Manejo Arbóreo (3232-9845).

Em caso de árvore tombada sobre a rede elétrica ou cujos galhos representem riscos para os fios, o cidadão deve ligar imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.