27 julho 2022

Tragédia em posto de gasolina expõe postos clandestinos de GNV


Goiás, de acordo com a Goiás Gás, chegou a ter mais de 4 mil carros rodando com GNV no estado. Entretanto, segundo a agência criada pelo governo estadual há mais de 20 anos para viabilizar com a chegada e o uso do gás natural no estado, a Goiás Gás, o GNV não é mais disponibilizado no estado desde 2018, por não termos gasodutos. Há quatro anos, os veículos a GNV eram abastecidos com caminhões, o que não acontece mais. Com isso os carros que andam utilizando GNV no estado estão de forma clandestina e com o carinhoso nome de "gaseira".

O triste caso da explosão de um carro e a morte de um homem em um posto de gasolina acendeu um alerta para as irregularidades do abastecimento dos carros movidos a GNV. Além do motorista que faleceu, a esposa dele e outras três pessoas ficaram feridas.

No Rio de Janeiro, onde aconteceu a explosão, é permitido abastecer GNV em postos, porém os acidentes acontecem porque cerca de 40% dos motoristas não fazem a vistoria obrigatória e os postos não cumprem a lei, que diz que só deveriam ser abastecidos os carros vistoriados. No caso do RJ, existe uma possibilidade de que o cilindro estivesse enferrujado, o que poderia gerar o vazamento.

Para o coordenador do Mova-se Fórum de Mobilidade, Miguel Angelo Pricinote, em Goiás o motorista que abastece com GNV está colocando a vida dele e de outras pessoas em risco. “Os casos são tão extremos que existe motorista que usa até botijão como forma de abastecimento. Só é levado em conta o custo e não o perigo que essa prática representa. Ter um carro com o ‘kit gás’ não é proibido em Goiás, mas o motorista precisa procurar um outro estado para abastecer”, explica o coordenador.

Outros dados

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), o consumo de GNV no Brasil teve alta de 21,7% em outubro de 2021 ase comparado ao mês anterior. Estima-se que o uso de GVN no país é de 6,5 milhões de metros cúbicos/dia.

Com GNV, o carro consegue reduzir cerca de 40% nos gastos mensais com combustível.

No Brasil, a conversão de veículos para GNV teve um aumento de 88,5%, de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. E, de acordo com o Senatran, antigo Denatran, nos nove primeiros meses do ano passado, mais de 160 mil conversões para o GNV foram efetuadas, contra 86 mil feitas no mesmo período de 2020, no país.