A nova unidade do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) que funciona dentro do Natal Shopping superou a expectativa de atendimento ao público nesse primeiro mês de funcionamento. Os dados contabilizados pela Subcoordenadoria de Informática mostram que o Detran Natal Shopping alcançou no mês de junho quase 13% de todos os atendimentos realizados pelas unidades do Órgão situadas na capital.
Em números absolutos, as informações estatísticas mostram que no decorrer do mês de junho 8.940 pessoas foram atendidas pelo Detran em Natal. Desse total, a unidade Natal Shopping absorveu um público de 1.153 pessoas, superando em 131% os atendimentos realizados pelo Detran na Central do Cidadão do Alecrim, e chegando a 90% dos procedimentos realizados pelo órgão na Central do Cidadão da Zona Norte, que é a responsável por absorver a demanda da região Norte da cidade e de municípios circunvizinhos.
Para o diretor geral do Detran, Eduardo Machado, os números retratam a importância e a aceitação do novo modelo de atendimento instalado na unidade Natal Shopping, que tem como princípio o agendamento dos atendimentos, evitando a formação de filas e levando mais comodidade aos usuários que necessitam dos serviços do Detran.
Atualmente a unidade que responde pela maior da demanda em Natal é a sede administrativa do órgão no bairro de Cidade da Esperança, que concentra cerca de 35% dos atendimentos, seguida do Detran Via Direta com pouco mais de 32%.
O Detran Natal Shopping funcionar com atendimento ao público no horário das 10h às 21h. Para ser atendido o usuário deve agendar via site (www.detran.rn.gov.br) ou pelo aplicativo “Detran-RN”. Todos os serviços oferecidos regularmente pelo Detran são encontrados na unidade Natal Shopping. Desde os serviços de habilitação de condutores, vistoria veicular e os procedimentos de registro de veículos.
O sistema de agendamento eletrônico é simples e prático de realizar, bastando o usuário acessar os espaços virtuais (site ou aplicativo) e preencher um formulário de cadastro com informações básicas de “nome completo”, “CPF”, “telefone”, “email” e “senha”. Em seguida, é só entrar no sistema eletrônico informando “email cadastrado” e a “senha”. Por fim, escolhe a data, horário e serviço solicitado, concluindo assim a tarefa do agendamento.