19 julho 2018

Prefeitura vai fazer mutirão para combater presença de roedores na orla de Ponta Negra

   

Para combater a presença de roedores na Orla de Ponta Negra, um dos principais cartões-postais da capital potiguar, a Prefeitura do Natal reuniu representantes de suas secretarias com comerciantes, quiosqueiros ambulantes e demais trabalhadores da praia no intuito de orientar e conscientizar sobre como solucionar o problema.  

Na reunião foi proposto um mutirão para solucionar o caso, que começou após o enrocamento da praia, que veio para conter o avanço da maré no calçadão, em 2014. Os roedores se utilizam das pedras como “esconderijos” e são atraídos pelos restos de alimentos deixados na praia por banhistas e comerciantes. Proposto pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o mutirão também conta com a participação da secretaria de Saúde (SMS), com sua Vigilância Sanitária e Centro de Zoonoses e a Urbana.

De acordo com informações do supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Felipe Oliveira, a primeira ação desse mutirão foi a reunião dessa quarta, que atualmente  integra o plano de ordenamento da orla de Ponta Negra. O intuito principal do encontro foi conscientizar os comerciantes, quiosqueiros e locatários sobre a importância do papel de cada um no combate à presença dos roedores em Ponta Negra. 

Serão definidas outras ações de controle e educação ambiental para combater a infestação de ratos no local. A Prefeitura também está presente diariamente na orla fazendo a coleta de lixo para evitar os acúmulos.