19 fevereiro 2019

Vídeo elogiando Bebianno foi exigência do ex-ministro, diz colunista

 Foto: Reprodução/HuffPost
O presidente Jair Bolsonaro, gravou um vídeo tecendo vários elogios ao ex-chefe da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno após o comunicado de sua exoneração, nesta segunda-feira (18). A gravação foi uma exigência de Bebianno, que negociou pessoalmente com Bolsonaro e outros membros do governo cada palavra ou vírgula do texto.
Veja o vídeo:
Segundo Josias, o “mimo” de Bolsonaro a Bebianno parte do pressuposto de que receberá em troca o silêncio de seu ex-coordenador de campanha presidencial. A Folhapress classificou a intensa negociação como uma “forma mais diplomática de evitar consequências mais graves ao governo”.
Depois de ter chamado publicamente Bebianno de mentiroso, Bolsonaro gravou um vídeo agradecendo o trabalho do ex-aliado e afirmando acreditar na “seriedade e qualidade de seu trabalho” – leia na íntegra o comunicado.
O discurso bem ensaiado de Bolsonaro destoa de sua personalidade espontânea evidente nas transmissões ao vivo via redes sociais, sua marca de campanha. Segundo pessoas próximas às tratativas, a mensagem lida pelo presidente em aceno a seu “faz tudo” do período da campanha foi e voltou diversas vezes.
Coube ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, negociar com os dois lados sobre as alterações de cada vírgula ou palavra que foi retirada e colocada. Ao lado do presidente, militares também ajudaram a calibrar o teor da mensagem.