21 fevereiro 2020

Bolsonaro é retratado como 'incendiário' em alegoria no carnaval da Alemanha

Alegoria na Alemanha mostra Bolsonaro com um fósforo na mão diante de uma floresta carbonizada e mulheres queimadas Mesmo planejando passar o Carnaval deste ano na residência oficial da Presidência no Guarujá (SP), o presidente Jair Bolsonaro aparecerá, em forma de escultura, no Carnaval da cidade de Colônia,  em Köln, no Centro-Oeste da Alemanha.

Uma das alegorias da folia alemã retrata o presidente brasileiro como um "incendiário": ele aparece identificado por uma bandeira do país enquanto segura um palito de fósforo diante de uma floresta carbonizada — em referência às queimadas na Amazônia no ano passado — e de mulheres, vestidas com trajes carnavalescos, também queimadas. Na interpretação dos artistas da Alemanha, Bolsonaro sorri em meio à situação prejudicial ao meio ambiente e à população.

Responsável pela alegoria e pelo desfile, o diretor Holger Kirsch falou sobre o projeto ao jornal local Kölner Stadt-Anzeiger, conforme registrou o portal da emissora Deutsche Welle. Kirsch contou que o carro é o seu favorito e que ele terá efeitos especiais.

As sátiras às personalidades da política mundial são uma característica do Carnaval de Colônia. Além de Bolsonaro, também há este ano críticas bem humoradas aos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin. A própria primeira-ministra alemã, Angela Merkel, também foi representada.
c