Os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Cidade Alta
e do Alecrim retomam os atendimentos presenciais nesta terça-feira (04), das 9h
às 16h, de segunda a sexta, com horário agendado por telefone e respeitando
todas as regras de segurança sanitária para a retomada. Os Centros
Públicos são unidades da Prefeitura do Natal, geridas pela Secretaria Municipal
do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para o enfrentamento do desemprego
no município.
Nos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda, o trabalhador
natalense pode dar entrada no seguro-desemprego, fazer cadastro para ser
encaminhado para vagas de trabalho, fazer a emissão da Carteira de Trabalho Digital
através de aplicativo no próprio aparelho celular, entre outros serviços.
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3232.4233, para
atendimento no Alecrim (Rua Fonseca e Silva 1112, em frente ao Instituto dos
Cegos); e 3232.4922, na Cidade Alta (Rua João Pessoa, em frente a Praça Padre
João Maria).
“Em decorrência da situação de calamidade pública, muitas
empresas fizeram dispensa em massa dos colaboradores e, sem emprego, muitos
deles estão enfrentando dificuldades. Para inúmeros cidadãos, os serviços que
oferecemos como dar entrada no seguro-desemprego representam não apenas sua
sobrevivência, mas também dos seus familiares. Por isso, o trabalhador deve ter
a vida facilitada, especialmente, nesse momento de calamidade”, defende a secretária
Andréa Dias.
Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento e
Qualificação Profissional, Priscilla Lobo, boa parte da população ainda não tem
acesso à internet e/ou, muitas vezes, tem dificuldade no uso de aplicativos
para pesquisar vagas de emprego cadastradas no Sine, por meio do Portal Emprega
Brasil ou através do aplicativo Sine Fácil.
“Orientamos desde a elaboração de currículos e como se comportar
em entrevistas, bem como quanto a questões de previdência social, assistência
social, direitos e deveres do trabalhador. O empresário que precisar contratar
mão de obra pode entrar em contato com o Setor de Captação de Vagas dos Centros
Públicos e, de acordo com o banco de dados das unidades, os candidatos são
enviados com carta de encaminhamento, para seleção e entrevista de emprego”,
explica.
Os servidores que atendem à população nos Centros Públicos de
Emprego, Trabalho e Renda receberam equipamentos de proteção individual, como
máscaras N95, máscaras descartáveis, face shield (protetor facial), toucas,
luvas, álcool em gel e papel contato para facilitar a higienização de teclados
e telefones. A Semtas também escalou técnico de segurança e saúde do trabalho
para orientar os servidores quanto à importância e a utilização correta dos
EPIs.