05 setembro 2021

Banho no Rio Pium não é recomendado após acidente com carga de produtos químicos


O Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Defesa Civil e Idema acompanham as ações de remoção do material químico derramado após o tombamento de uma carreta, em Parnamirim, na manhã do sábado (04). Mesmo sendo uma carga de transporte interestadual, autorizada pelo Ibama, com nota fiscal vigente, o Governo do Estado atuou subsidiariamente a fim de apoiar os agentes municipais e minimizar os danos provocados pelo incidente.

Desde o início do ocorrido, a Secretaria de Meio Ambiente de Parnamirim e a Defesa Civil do município estiveram presentes. Neste domingo, foram feitas barreiras de contenção para barrar o escoamento do ácido que estava sendo transportado. Segundo o Corpo de Bombeiros, eram três tipos de ácidos, entre eles o sulfônico e clorídico. As autoridades públicas, municipais e estaduais, por medida segurança, solicitam aos banhistas do Rio Pium e das barracas de Pirangi do Sul, que evitem o banho.

A análise da água foi solicitada pelo Idema, bem como IGARN e Caern, também foram acionados. Em resultado preliminar, o PH das águas monitoradas estava com índice considerado no limiar aceitável. Posteriormente, é que se saberá as reais condições do manancial, pois não ficou clara a quantidade relevante de espuma.

Os órgãos ambientais federal e estadual, Ibama e Idema, respectivamente, acionarão a empresa responsável pela carga, Ultra Log Transportadora, para o devido cumprimento das medidas cabíveis.

A empresa acionou a seguradora para a contratação de empresa especializada na remoção deste tipo de material. Os resíduos foram coletados com bombas de sucção. A carga derramada tinha como destino o estado do Ceará. Equipes do Ibama e da Prefeitura de Parnamirim seguem trabalhando no local. O Idema e as demais instituições seguem monitorando o incidente.

Com informações de: 98fmnatal