14 setembro 2021

Preocupante: mais casos da variante Delta são registrados no RN, SESAP reforça necessidade de tomar as duas doses da vacina


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informou, nesta terça-feira (14), que o RN contabiliza 27 novos casos da variante Delta. O estado já soma 34 casos de contaminação por essa variante. As mais recentes identificações foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a Sesap, das amostras enviadas no início de setembro à Fiocruz, 28 foram analisadas e 27 foram identificadas como sendo da Delta. Os resultados referem-se a amostras coletadas no mês de agosto.

Foram seis do município de São José do Mipibu, quatro de Parnamirim, quatro de Equador, três de São Gonçalo do Amarante, três de Nísia Floresta, duas de Natal, uma de Extremoz, uma de Canguaretama, uma de Jucurutu, uma de Santa Cruz e uma de Macaíba.

O relatório das análises foi recebido no início da tarde desta terça-feira (14), através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico de Covid-19.

Diante desse cenário, a Sesap reforça a necessidade das medidas sanitárias e da importância de completar o esquema vacinal. “A Delta está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão”, destacou a secretaria, em nota.