10 agosto 2022

Prefeitura inicia mutirão do Cadastro Único em Natal

Crédito da foto: Alex Régis

Para atender à demanda ampliada de usuários em busca do serviço do Cadastro Único, a Prefeitura de Natal organizou um mutirão de atendimento, que iniciou nesta nesta quarta-feira (10), pela Zona Norte da cidade. O atendimento nesta primeira etapa, na região, será feito até a próxima sexta-feira (12), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no Gramoré. O mutirão, porém, vai se estender até o início de setembro, com cada uma das quatro regiões da cidade sendo contemplada por semana.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão, acompanhou o início do trabalho e ressaltou que o regime especial de atendimento é dedicado exclusivamente para as pessoas que fizeram o agendamento no app Natal Digital. Desta forma, a Secretaria vai garantir o atendimento de 10 mil pessoas, ampliando aproximadamente em torno de 60% os atendimentos à população natalense. 

Pelo planejamento elaborado pela Semtas, na próxima semana (dias 15 a 19/08) a ação acontecerá na Zona Oeste, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). De 23 a 25/08, os atendimentos passarão para Árvore de Mirassol, na Zona Sul. A última etapa do mutirão será no Palácio dos Esportes, Zona Leste, nos dias 30 e 31/08 e 01/09. Em todos os locais, os atendimentos serão realizados das 8 às 17 horas.

“Estamos realizando essas ações para que possamos atender um maior número de pessoas que buscam ser inseridas nos programas do governo federal. Sabemos que a pandemia aumentou a vulnerabilidade. Além disso, houve o aumento do valor do benefício Auxílio Brasil, que contribuiu com o crescimento da procura da população em nossas unidades”, complementa o prefeito Álvaro Dias.

Segundo a secretária, a equipe conta com 30 cadastradores, seis assistentes sociais e equipe de apoio. Além disso, as duas unidades de cadastro único seguirão seu fluxo de atendimento normalmente.

A dona de casa Elisângela da Silva, 32, foi uma das primeiras a chegar no local de atendimento no CMTE da Zona Norte.“Estava muito angustiada, pois não estava conseguindo agendar meu atendimento. Graças a Deus, deu tudo certo. O acolhimento aqui está excelente e organizado. Vim para atualizar minha situação e seguir recebendo o Auxílio Brasil”, revelou a moradora do Pajuçara.

Documentação

Para a atualização cadastral, basta comparecer com documentos originais dos familiares: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos; carteira de identificação, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e declaração escolar dos filhos entre 6 e 21 anos. Devem atualizar o CadÚnico os moradores que tenham mudado de endereço, de cidade ou que tenham alterado a composição familiar (nascimento de filhos, casamento, óbito de familiar). Além disso, mudanças de renda e localização da escola dos filhos também devem ser comunicadas para a atualização.