21 setembro 2022

Após operação, secretário de Saúde de SGA pede afastamento do cargo; nova gestão emitiu nota



O secretário municipal de saúde, Jalmir Simões, de São Gonçalo do Amarante/RN, solicitou afastamento das funções para se dedicar à defesa no processo de investigação da Operação Lectus II, deflagrada pela Polícia Federal, na segunda-feira (19). A PF realizou busca e apreensão na residência do secretário e na sede da secretaria. O município já anunciou a substituta.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Eraldo Paiva (PT) nomeou a dentista Aldeniza Albuquerque para a vaga. Ela é funcionária efetiva do Município e assume o posto pela primeira vez.

A operação investiga processos de licitações envolvendo três contratos para a compra de equipamentos e contratação de serviços para o Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante,nos anos de 2020 e 2021 - período da pandemia. Há a suspeita de que membros da gestão pública tenham se beneficiado financeiramente com possíveis fraudes nas licitações, direcionando vencedores.

Nota

Sobre as investigações deflagradas hoje pela Polícia Federal, envolvendo a apuração de possíveis irregularidades ocorridas em contratos na área da saúde, executados e pagos no período de 2020 – 2021, durante a gestão do ex-prefeito Paulo Emídio, o atual prefeito Eraldo Paiva informa que:

1 – Determinou ao Secretário Municipal de Saúde, Sr. Jalmir Simões, que fornecesse todas as informações necessárias aos órgãos de controle;

2 – A atual administração, pautada pela transparência e correção dos atos, estará à disposição de todo e qualquer esclarecimento sobre o ocorrido;

São Gonçalo do Amarante, 19 de Setembro de 2022.