09 setembro 2022

MP Eleitoral pede indeferimento da candidatura de Dr. Pio e Garibaldi Filho pode não se eleger

Foto: reprodução

O parecer do procurador regional eleitoral Rodrigo Telles considera que a candidatura à Câmara dos Deputados do médico e ex-prefeito de Luís Gomes/RN, Dr. Pio X (MDB), deve ser indeferida. O julgamento caberá ao plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN).

Sua manifestação aconteceu nessa quinta-feira (08).

A origem impugnante da ação é da Federação Psol/Rede, que aponta existência de pelo menos três condenações do ex-prefeito, tornando-o inelegível. Uma criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), outra por ato doloso de improbidade administrativa nessa mesma Corte e a terceira no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), também por ato doloso de improbidade administrativa.

Em um desses processos, relembra o procurador, viu-se condenação na comarca de Luís Gomes, confirmada pelo TJRN, por “dispensa de licitação realizada pelo demandado para prestação de serviços de transporte de estudantes, bem como à aquisição de material escolar, de informática e de expediente.”

Pio integra a nominata à Câmara dos Deputados do MDB, legenda aliada da Federação Brasil da Esperança, encabeçada pelo PT da governadora Fátima Bezerra (PT), concorrente à reeleição.

Vale lembrar que o indeferimento da candidatura de Pio X, caso se confirme, é um fato complicado para Garibaldi Alves Filho, visto que trata-se da principal esteira da chapa do MDB.

Com informações: blogdobarreto