Reprodução
No segundo turno das Eleições 2022, os Testes de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas serão novamente realizados, assim como no primeiro turno (02/10). No entanto, os testes de integridade do Projeto-Piloto com Biometria será feito em um outro local. A testagem acontecerá na Faculdade Estácio, Unidade Alexandrino, localizada na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, n.º 708, Alecrim, Natal/RN. Serão sorteadas as urnas de 2 seções que funcionarão dentro deste local. A mudança foi feita para que se tenha uma maior abrangência de eleitores.
No primeiro turno, o Projeto-Piloto com Biometria foi realizado no Colégio Objetivo. Para entender como essa parte da auditoria funciona, primeiro é necessário saber que o eleitor não estará votando duas vezes. Ele votará apenas uma vez, em sua seção eleitoral. E para o Projeto-Piloto, ele apenas fornecerá sua digital para liberar a urna para receber um voto não-válido, apenas para teste.
A finalidade desse teste é demonstrar que a biometria funciona. Ele acontece da seguinte forma: no dia anterior à votação, duas urnas são sorteadas para participar do Projeto-Piloto. Essas urnas, já carregadas com as informações dos eleitores, são colocadas em uma sala reservada para o teste e novas urnas são preparadas para substituírem as que foram retiradas. Os eleitores da seção sorteada vão votar normalmente e na sequência, podem ser voluntários para o teste. Esse eleitor vai então fornecer sua digital para que o voto contido em uma cédula de papel seja digitado nessa urna do teste, sendo que todo esse processo é filmado e auditado. É importante ressaltar novamente, que esse voto na urna do teste ou Projeto-Piloto, não é válido.
Já o local da Auditoria das Urnas permanece o mesmo, no Fórum Eleitoral de Natal (onde poderá ser acompanhada por qualquer pessoa). A cerimônia da escolha e/ou sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão submetidas aos procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas – teste de integridade, no segundo turno das Eleições 2022, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2022, às 9 (nove) horas, no Plenário do edifício-sede deste Regional.
Com informações: justicapotiguar