06 dezembro 2022

16º BPM prende homem pelo crime de "stalking" em SGA

Imagem ilustrativa

Na noite deste domingo (04), policiais do 16º BPM prenderam um homem de 52 anos, por crime de stalking na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN.

Os militares foram acionados para verificar uma ocorrência de Maria da Penha. Ao chegar no local, somente a vítima estava presente e esta foi encaminhada para a DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), para registrar o boletim e solicitar as medidas protetivas.

Retornando ao patrulhamento, os policiais receberam ligação da vítima pedindo socorro, informando que seu ex companheiro havia pulado o muro e adentrado ao quintal da sua residência.

Imediatamente, os militares fizeram deslocamento até o local. Ao chegarem, se depararam com o suspeito em frente à residência da vítima.

Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas para Plantão Zona Norte, para as medidas cabíveis.

Com informações: pmrnoficial

Entenda

Stalking (em português, “perseguição insistente”), segundo o site Wikipedia, é um termo em inglês que designa uma forma de violência na qual o sujeito ou sujeitos ativos invadem repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos, tais como ligações telefônicas, envio de mensagens pelo SMS ou por correio eletrônico, publicação de fatos ou boatos em sites da Internet (cyberstalking),[1] remessa de presentes, espera de sua passagem nos lugares que frequenta, prática de constrangimentos públicos e coletivos direcionados, tratamento de menoscabo, desprezo e inferioridade, xingamentos e gritarias sem razão, apontar defeitos imaginários, menosprezar as suas conquistas e planos, culpar a vítima pelos abusos sofridos, ameaçar, divulgação de boatos mentirosos, divulgação de que a vítima está louca para a sociedade e perdeu a razão, destratar as opiniões da vítima, perseguir e apontar a vítima para terceiros turbarem publicamente, etc. - resultando dano à sua integridade psicológica e emocional, restrição à sua liberdade de locomoção ou lesão à sua reputação. Os motivos dessa prática são os mais variados: erotomania, violência doméstica, inveja, vingança, ódio ou simples brincadeira.