Foto: divulgação Detran |
Os índices de acidentes de trânsito reduziram nas vias estaduais que receberam o sistema de controle eletrônico de velocidade. Os dados são do setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), comparando os primeiros meses de funcionamento dos radares em relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento do Detran comparou os três primeiros meses de funcionamento dos radares na Via Costeira e Avenida doutor João Medeiros Filho, que receberam os equipamentos em 1º de Dezembro de 2022, com o mesmo período trimestral de um ano atrás.
Já para as Avenidas Engenheiro Roberto Freire, Omar O’Grady e a Rota do Sol, o relatório estatístico considerou o bimestre Janeiro e Fevereiro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, uma vez que essas vias foram contempladas com o sistema de controle eletrônico de velocidade posteriormente, no dia 13 de janeiro deste ano.
As informações coletadas mostram uma redução mais acentuada na Rota do Sol (-84,6%), Avenida Omar O’Grady (-57,1%), Avenida Engenheiro Roberto Freire (-32,7%) e Via Costeira (-40%). Apenas a Avenida João Medeiros Filho teve uma variação (+6,1%).
O diretor-geral do Detran/RN, Jonielson Oliveira, ressalta que essa queda expressiva no número de acidentes demonstra o caráter educativo dos controladores eletrônicos de velocidade, que é o principal objetivo do Detran com esses equipamentos. “Em janeiro deste ano, por exemplo, a Rota do Sol não teve registro de acidente de trânsito, em pleno período de veraneio e de muito tráfego. Em fevereiro, mês do Carnaval, foram 2 acidentes, o menor registro dos últimos anos”, destaca Jonielson.
Um dos pilares do Detran é incentivar a obediência à sinalização e à velocidade estabelecidas pelo Código de Trânsito. “Com a diminuição no número de acidentes, preserva-se a vida e até mesmo é gerada uma economia com saúde pública. Os acidentes de trânsito têm um impacto decisivo pois uma parte significativa dos recursos públicos são gastos com os tratamentos. E o excesso de velocidade está associado à ocorrência de acidentes. A tendência é de que esse índice siga em redução conforme as pessoas vão se educando”, avalia o diretor-geral.
O Detran/RN projeta que a redução de acidentes verificada seja ampliada nos próximos anos, motivada tanto pela instalação dos equipamentos controladores de velocidade bem como pela adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A meta do Pnatrans é a ampliação da segurança no trânsito estadual focando em 160 ações de maneira programada até 2028, estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no tráfego.