Vídeo: presidente do Sindppen-RN, Vilma Batista
Nesta terça-feira, 5, a direção do Sindppen-RN esteve em Alcaçuz para registrar e fazer uma grave denúncia. As imediações de todo o complexo prisional está sofrendo com aglomeração de lixo e com o transbordamento de esgotos, gerando grande risco à saúde dos moradores que vivem naquela região, bem como da população carcerária e dos policiais penais.
A presidente do Sindppen-RN, Vilma Batista, registrou a situação em vídeo e mostra a triste realidade. Na área do Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, há um verdadeiro lixão, com centenas de sacos de lixos, restos de quentinhas, materiais de higiene usados, roupas velhas e uma série de outros materiais.
Já é visível, inclusive, a proliferação de insetos e bichos peçonhentos. Em outra área, foi registrada a formação de uma “lagoa de esgoto”. O escoamento irregular de esgoto tem gerado o acúmulo de dejetos e contaminado toda a área, ameaçando também o lençol freático e as lagoas limpas da região.
Diante de tal situação absurda, o Sindppen-RN cobra providências urgentes, solicitando a implantação de uma coleta de lixo contínua na área de Alcaçuz e pedindo que isso seja considerado uma prioridade. Além disso, já passou da hora de se construir um saneamento nas imediações do presídio.
“Estamos falando de saúde pública, de dignidade humana, tanto dos presos quanto dos servidores policiais penais. Isso deve ser encarado com total prioridade. Vamos encaminhar ofício à SEAP, à Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público e a todas as autoridades competentes”, comenta Vilma Batista, presidente do Sindppen-RN.