Foto: PMM |
A Prefeitura Municipal de Macaíba por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando ações nas unidades de saúde alusivas ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. O encerramento da campanha será realizado na próxima terça-feira, dia 30, na praça Paulo Holanda Paz, com um café da manhã.
Segundo a psicóloga, Maíra Rocha, da SMS, que atende na equipe multidisciplinar (e-multi) e trabalha com saúde mental há 10 anos, o Janeiro branco veio para acabar com o estigma de que não é importante a busca da saúde mental. “ A campanha foi criada para acabar com o preconceito de não dar atenção aos transtornos psicológicos e mentais”.
Segundo ela, a saúde mental é o estado pleno de bem-estar do indivíduo. “Se você não está bem com sua mente, não vai estar bem com seu corpo. Perde a atenção, o foco, a paciência, a estabilidade emocional, não dorme, e sabemos que o sono está direcionado a qualidade de vida. Esses sintomas são negligenciados. Porque as pessoas são acostumadas com o que é palpável, e a saúde mental não é”.
A psicóloga alerta que a demora na procura da ajuda para cuidar da saúde mental, como qualquer outra doença, agrava ainda mais a situação, e falou dos cinco principais pilares para uma boa saúde mental. “O primeiro pilar é desacelerar, saber quais os seus limites. Buscar o equilíbrio, pois um hábito exagerado que causa sobrecarga, tem que ser reavaliado”.