16 abril 2024

Macaíba informatiza unidades de saúde e implanta prontuário eletrônico

Foto: Edeilson Morais

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está informatizando todas as unidades básicas, com o fornecimento de equipamentos e implantação de rede de internet. O processo está sendo finalizado ainda este mês, o que possibilita a utilização do prontuário eletrônico dos pacientes em todas as UBS.

A interligação de toda a rede de Saúde de Macaíba vai permitir que a gestão consiga observar o perfil e o cenário de adoecimento. “Vamos saber por que as pessoas procuram as UBS, quais as maiores demandas das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a partir daí, a gestão vai conseguir tomar decisões mais assertivas, para ofertar serviços de acordo com a demanda da UBS, o que será um divisor de águas para a Atenção Primária do Município”, explicou o secretário de Saúde.

De acordo com o secretário, com a informatização, o Município também receberá mais recursos de âmbito Federal, porque todos os procedimentos efetivados na Atenção Primária vão chegar até o Ministério da Saúde. “Será possível observar que Macaíba tem produzido muitas ações de saúde. Tudo será informado à SMS e ao Ministério da Saúde de forma online, após ser inserido no sistema. Vamos avançar na melhoria da saúde para a população”, disse.

Júnior Rêgo informou que o próximo passo será a informatização da Rede Especializada: a UPA, a Policlínica e os CAP’s. “Aonde o usuário chegar no Município, a partir do número do prontuário ou do cartão SUS será possível visualizar o seu histórico, para tomarmos a melhor conduta em relação a sua saúde. Estamos felizes que esse ganho reverbere em promoção da saúde da nossa população”, finalizou.