Foto: Isaias Carlos |
Há dois anos, pacientes de São Gonçalo que sofrem com Diabetes (Diabetes Mellitus) têm acesso à canetas de insulina de alto custo adquiridas através de recursos próprios da secretaria municipal de Saúde.
Os quatro medicamentos à base de insulina Lantus, Basaglar, Humalog e Novorapid, adquiridos e distribuídos pela secretaria não estão contemplados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) garantidos pelo SUS. Por essa razão, os usuários desses medicamentos no município, solicitavam distribuição por meio de medida judicial para continuar o tratamento no controle das Diabetes. O que muitas vezes acarretava na interrupção de uso das insulinas e agravando o estado de saúde de quem não pode esperar.
Diante desta situação, a gestão da SMS sinalizou demanda e apresentou estudo técnico ao prefeito Eraldo Paiva que, prontamente atendeu e liberou recurso de imediato, para compra das canetas de insulina de alto custo para a população de pacientes diabéticos no município.
Em abril deste ano, 33 pacientes receberam e fizeram uso de cerca de 175 canetas de insulinas adquiridas com recursos próprios do município e sem precisar recorrer à justiça. A solução encontrada para esta situação destaca o diálogo e olhar atento dos gestores municipal em relação à Saúde pública da população são-gonçalense.