![]() |
Foto: Demis Roussos |
A Prefeitura do Natal inaugurou, nesta segunda-feira (5), a nova Central do Cadastro Único, consolidando mais uma etapa de sua política de fortalecimento da assistência social. O novo espaço, instalado na Avenida Coronel Estevam, no Alecrim — onde antes funcionava uma agência do Banco Itaú — passa a centralizar os atendimentos relacionados ao CadÚnico na capital potiguar.
Com estrutura moderna, climatizada, acessível e em localização estratégica, a nova Central tem capacidade para realizar até 400 atendimentos por dia. No local, a população em situação de vulnerabilidade poderá atualizar seus dados, realizar novos cadastros e receber orientações sobre o acesso a programas como o Bolsa Família, entre outros benefícios oferecidos pelas esferas federal, estadual e municipal. O equipamento também unifica os atendimentos que até então eram realizados no Via Direta e na Ribeira.
Durante a solenidade, o prefeito Paulinho Freire destacou que a entrega do novo espaço é reflexo do modelo de gestão que vem sendo implementado desde o início de sua administração. “Quando fomos construir nosso plano de governo, junto à vice-prefeita Joanna Guerra, pensamos numa proposta humanizada, centrada no cuidado com as pessoas. Esse espaço representa exatamente isso: um ambiente digno, funcional, que garante a inclusão de quem mais precisa e evita que alguém perca o acesso a benefícios por falta de condições para se cadastrar”, afirmou.
O prefeito também mencionou os avanços já perceptíveis nas áreas de saúde, educação, assistência social, serviços urbanos, infraestrutura e cultura. Em relação ao São João de 2025, Paulinho adiantou que a festa contará com uma ampla programação, voltada ao fomento do turismo, à geração de emprego e renda e também à solidariedade. “Teremos um São João à altura da cidade do Natal, com ações voltadas à arrecadação de alimentos para o Banco de Alimentos da Semtas. Queremos uma prefeitura presente, próxima da população, em todos os aspectos”, completou.
A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, lembrou que, ao assumir a pasta, encontrou um cenário desafiador: mais de 38 mil pessoas na fila de espera do Cadastro Único. Como resposta inicial, a gestão realizou mutirões em regiões como Planalto, Felipe Camarão, Mãe Luiza e, mais recentemente, na Zona Norte, ampliando significativamente o alcance do serviço.