segunda-feira, 27 de maio de 2019

Hemonorte implanta tecnologia em gel-centrifugação na Hemorrede Estadual

Com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados na Hemorrede estadual, o Hemocentro do RN implanta em todas suas unidades a padronização dos processos do ciclo do sangue, com a utilização da técnica em gel-centrifugação para realização dos exames de provas cruzadas.

O Hemonorte, em Natal, já utiliza essa tecnologia e agora está expandindo para os hemocentros regionais de Caicó e Mossoró e as Unidades de Coletas e Transfusão de Currais Novos e Pau dos Ferros. A  metodologia utilizada anteriormente era em tubo, totalmente manual,  onde a interpretação dos resultados dependia exclusivamente do profissional. A técnica em gel-centrifugação  facilita a interpretação dos dados,  apresenta maior sensibilidade, o  que aumenta a segurança transfusional dos pacientes que vão receber componentes do sangue.

Para a Chefe da Divisão de Imunohematologia da UCT de Pau dos Ferros, bioquímica Fernanda Melo, a implantação da técnica em gel é um grande avanço nos processos da unidade. “Hoje temos testes realizados de forma ágil e altamente sensível, capaz de detectar incompatibilidades mínimas, o que torna cada vez mais segura a transfusão sanguínea. Um salto em tecnologia que nos permite trabalhar cada dia mais seguros e fazendo o melhor para o paciente que precisa de sangue”.