08 fevereiro 2022

Digitaliza na Estrada leva sinal de TV Digital para o Rio Grande do Norte e Paraíba


Na última semana, a equipe do Digitaliza na Estrada, do Ministério das Comunicações (MCom), rompeu a marca dos 2 mil quilômetros rodados. Estrada de terra, estrada de asfalto e 16 cidades visitadas, para descrever o impacto da chegada da digitalização no dia a dia das famílias, muitas vezes inviabilizado por conta da distância dos grandes centros urbanos. Mas, nesta terça-feira (08), a jornada já recomeça com mais seis cidades a serem visitadas no quarto roteiro, nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

"Esse projeto não leva somente mais qualidade de imagem e som para as famílias brasileiras, mas promove, principalmente, cidadania ao garantir inclusão social por meio da oferta variada de informações", reforça o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com a meta de concluir o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades até 2022.

Nesta nova semana de trabalho, o Digitaliza na Estrada passa por Campo Grande, Rafael Godeiro e Serra Negra do Norte, todas cidades do Rio Grande do Norte. Depois, segue rumo à Paraíba e visita Vista Serrana e Aguiar. Na sexta (11), retorna do município potiguar de Coronel João Pessoa, onde chega à marca de 922 km, levando a TV Digital para mais 35 mil brasileiros.

NA ESTRADA – Com dois mil quilômetros percorridos pelo interior do Nordeste, o programa itinerante do Ministério das Comunicações beneficiou mais de 175 mil pessoas nos 16 municípios visitados entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para o prefeito de Gurjão (PB), cidade com 3,5 mil habitantes, "a televisão tem um papel preponderante na vida da nossa população, sendo o meio pelo qual as informações entram na casa das famílias brasileiras".

Já a secretária de Indústria e Comércio de Fortim (CE) lembrou que "a maioria da população da cidade tem TV em casa e vai poder assistir a programação sem ruídos, com mais qualidade de imagem". Opinião compartilhada com o gestor do CadÚnico de Frei Martinho (PB), para quem a grande beneficiada pela ação é a população de baixa renda, que "não tem acesso a parabólicas ou recursos mais modernos e agora pode acessar uma quantidade variadas de canais".

"Antes tinha muito chiado, a imagem era ruim, mal dava para acompanhar. Hoje está muito melhor!", comemorou seu Adriano, morador de Barcelona (RN), ao receber a equipe do MCom na sua residência. Durante o trajeto do programa, os técnicos da Secretaria de Radiodifusão aproveitam para conferir a qualidade do sinal digital e esclarecer dúvidas de gestores e da população em geral. Nas próximas semanas, o Digitaliza na Estrada ainda passa pelo Piauí, Maranhão e Alagoas.

DIGITALIZA BRASIL — O edital da terceira fase do programa foi publicado na quinta (27/1) convocando os últimos 244 municípios no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As prefeituras e emissoras têm prazo até 25/2 para manifestar interesse em aderir à iniciativa.

Já foram publicados editais que contemplam 1.394 municípios de 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.